Introdução

As tendências para web sempre estão mudando, por mais sutis que sejam, geralmente mudam de acordo com as exigências do usuários e dos dispositivos.
Vamos listar algumas tendências para o design de sites para 2018, quem sabe você não se inspire?

 

1 – Grades assimétricas

A era da simetria perfeita acabou. Embora os projetos de tela dividida fossem uma grande tendência em 2017, esse padrão visual meio e meio perfeito está evoluindo.

Os designers estão dividindo os elementos visuais na tela com um padrão de grade mais assimétrico.

Para que este conceito funcione, é necessário que haja um equilíbrio distinto de elementos para que um lado do projeto não seja abrupto. Elementos de espaço e texto geralmente equilibram imagens para ajudar a desenhar o olho em todo o projeto.

E tudo se junta porque os projetos ainda vivem em uma grade, o que ajuda a manter tudo organizado. (Os elementos no design do Club of Waves, acima, estão organizados de tal forma que é por isso que o design assimétrico parece tão equilibrado).

2 – Cores mais vivas

A cor brilhante parece ser a tendência de design que quer ficar por aí.

Mesmo sem características de Flat Desing ou Material Design, a cor ousada é atraente e pode ajudar a desenhar um usuário em um design. Escolhas de cores brilhantes e negativas têm uma sensação fresca e atraem os usuários mais jovens.

Essas escolhas de cores também podem criar uma estética inesperada e criar uma vibração mais divertida para sites e empresas que talvez não sejam conhecidas por esse tom.

3 – Elementos fixos inferiores

Todos esses pequenos anúncios na parte inferior de aplicativos e sites móveis estão abrindo caminho para projetos de desktop e tablet. E não são apenas anúncios nesta localização da tela inicial, caixas de bate-papo, pop-ups, notificações e até elementos de navegação estão aderindo à parte inferior da tela.

Esta localização menos intrusiva é uma área de visualização privilegiada e o uso de dispositivos móveis tem usuários treinados que esses tipos de canais são aceitáveis.

Um anúncio na parte inferior da tela, como o do blog Burlap and Blue acima, parece muito menos no caminho (e menos no seu rosto) do que um banner de placa de identificação. O usuário ainda vê isso, mas não obscurece o conteúdo.

4 – Voz e pesquisa de linguagem natural

O futuro do web design não é 100% visual. Parte disso será audível.

Desde a concepção de interfaces que podem “ouvir” e entender comandos de voz para incorporar termos de pesquisa que imitam a linguagem natural, a integração de um mundo de voz e linguagem será imperativa para projetos de design de sites.

E, embora algumas dessas outras tendências não sejam ainda mais populares no final de 2018, a busca por voz e linguagem natural só crescerá em uso e popularidade. Você deve começar a planejar isso agora para que você possa incorporá-lo em projetos futuros com facilidade.

5. Formas fluidas

Embora as formas e a geometria mais nítidas fossem grandes em 2017, formas mais suaves com um aspecto mais fluido e até animações estão ganhando popularidade.

A mesma característica tem para formas mais fluidas; a diferença fundamental é que, em vez de linhas cortantes, cada forma é feita de curvas suaves que fluem ao longo do projeto.

6. Tela dividida

Os padrões de design de tela dividida só estão crescendo em popularidade. Mesmo os estilos mais perfeitamente divididos.

Esses projetos estão tão populares porque oferecem ótimas experiências em telas de desktop e dispositivos móveis porque o conteúdo dividido é exibido lado a lado e empilhado igualmente bem. (Dessa forma, há uma experiência consistente, mas específica do dispositivo para usuários.)

Embora muitos projetos anteriores de tela dividida fossem verdadeiramente divididos, muitos designers optam por uma tela dividida, além de uma camada superior adicional com texto ou marca para fornecer um efeito que tenha mais profundidade.