backup site
backup site

 

A importância de fazer backup do seu site

Os sites não são apenas uma página de serviços para uma empresa, eles são uma ferramenta de negócios importante. No entanto, em pesquisas, descobriu-se que mais de 40% das empresas não garantem que seu site seja protegido com segurança apenas no caso de o inimaginável acontecer como quebrando ou pior sendo excluído da web inteiramente.

Esta semana, a 123-reg (empresa de hospedagem) anunciou que, durante a manutenção de rotina do servidor, ela havia excluído acidentalmente alguns de seus sites de clientes. Para piorar a situação, porque alguns desses sites estavam em seus servidores VPS sem alterações, ela não tinha backups de alguns dos sites afetados. Por causa desta notícia, decidimos escrever um artigo sobre algumas das razões pelas quais você deve garantir que seu site esteja protegido.

Por que o backup é importante?

Muitas empresas de hospedagem na web não oferecerão backups como parte de seus pacotes de hospedagem padrão e muitas vezes exigem que você pague extra por esse suporte. Como tal, se você não receber esse suporte da sua empresa de hospedagem e não fazer o backup do site sozinho, pode ser que algo aconteça ao seu site e seu provedor pode não ser capaz de ajudá-lo a restaurar os arquivos mais tarde.

Se você não tem certeza se sua hospedagem vem com backups de sites, entre em contato com seu provedor de hospedagem para verificar os termos do seu contrato com eles.

Falha no servidor

No final do dia, um servidor é apenas um computador e, como todos os computadores, existe a chance de pegar um vírus ou ter uma falha no disco rígido, o que faz com que ele perca dados.

Proteção contra hackers

Embora o objetivo de alguns hackers seja roubar informações pessoais, como detalhes do cartão de crédito, outros simplesmente o façam para provar que eles podem causar inconvenientes para a pessoa que foi pirateada. Garantir que você tenha um backup do seu site significa que, se isso acontecer, você poderá restaurá-lo rapidamente e obter seu site de volta e funcionando.

Falha na atualização

Se você tiver um site gerenciado por conteúdo, você pode ter notado quando você é solicitado a executar uma atualização de segurança que lhe diz para criar um backup antes de executar a atualização. Isso ocorre porque os sites têm vários arquivos e componentes que o fazem funcionar e armazenam dados, se qualquer coisa der errado com apenas um destes durante uma atualização, então todo o seu site poderia ser desconectado.
Os arquivos de desenvolvimento originais podem ficar desatualizados.

Paz de espírito

Embora haja muitas razões técnicas por trás do backup de um site, isso também o deixará seguro, sabendo que, não importa o que aconteça ao seu site, você é capaz de reagir rapidamente a qualquer problema e recuperá-lo.

Soluções de backup

Em backups do servidor

Fazer backup de seu site em seu servidor é a solução mais rápida e fácil para criar backups automáticos regulares do seu site. Há, no entanto, uma “porém” bem grande para fazer isso, os backups são armazenados no mesmo lugar do seu site. Então, enquanto eles podem ser um bom método para restaurar seu site se ele for pirateado ou uma atualização falhar, caso o servidor falhe de qualquer maneira, você perderá seu site e os backups dele.

Backups manuais

Fazer uma cópia de segurança do seu site manualmente é o método mais seguro de tecnologia para fazer backup de seu site, embora você possa usá-lo em combinação com backups do servidor para garantir que você tenha uma versão fora do servidor do seu site, caso você precise de um. O maior problema deste método é que não é automatizado, então você precisa se lembrar de fazer o backup, além de se o seu site for grande e você tem um uso de de banda limitado, pode levar algum tempo para baixar o site e gastará muita banda.

Backups de nuvem

Usar uma solução baseada em nuvem, como Amazon S3 ou Dropbox, é nossa escolha quando se trata de fazer backup de sites. Esse método de backup de arquivos é automatizado e é armazenado em um local separado do servidor web. Além disso, como o tamanho do armazenamento é flexível, ele pode ser aumentado à medida que seu site cresce, o que significa que você só paga pelo espaço que você precisa para o seu backup.

Pergunte ao seu Provedor de Hospedagem

Embora as empresas de hospedagem não façam isso como uma prática padrão, muitos oferecerão esse serviço por um custo adicional, esse pode ser o método ideal para aqueles que não desejam fazê-lo. Embora isso signifique que você está confiando em uma empresa para hospedar e fazer backup de seu site, os backups serão armazenados em um local separado para o seu site real, o que significa que se o site falhar você ainda terá um backup de seu site.