Quase todos os novos clientes atualmente querem uma versão móvel de seu site. É praticamente essencial, afinal: um design para o BlackBerry, outro para o iPhone, iPad, netbook, Kindle e todas as resoluções de tela também devem ser compatíveis. Nos próximos cinco anos, provavelmente precisaremos projetar para uma série de invenções adicionais. Quando a loucura irá parar?

O que é um site responsivo?

O design Web responsivo é a abordagem que sugere que o design e o desenvolvimento devem responder ao comportamento e ao ambiente do usuário com base no tamanho da tela, na plataforma e na orientação.

A prática consiste em uma mistura de grades flexíveis e layouts, imagens e um uso inteligente das consultas de mídia CSS. À medida que o usuário muda de seu laptop para iPad, o site deve alternar automaticamente para acomodar a resolução, o tamanho da imagem e as habilidades de script. Em outras palavras, o site deve ter a tecnologia para responder automaticamente às preferências do usuário. Isso eliminaria a necessidade de uma fase de desenvolvimento e design diferente para cada novo dispositivo no mercado.